Segundo Thomas Morus "utopia" e um país teórico onde todo esta organizado, e a vida e uma delicia.
Três décadas atrás, ter um carro movimentado a álcool era sinônimo de gente pobre, a crise do petróleo fez ao mundo olhar para fontes de energia renováveis (hidrogênio, células de combustível, bio Diesel, ]álcool, GNV). Brasil possuía uma bem simples, porem pouca gente acreditava nela, açúcar e álcool a preço de "banana".
Hoje a classe media (em extinção), achou que podia burlar pagar o litro de gasolina a 1 Dólar, então optou por comprar carros Flex, pensaram que ter um carro a álcool era mordomia dos brasileiros, muitos creiam ser espertos demais, e a realidade prova que a Petrobras e as usinas
produtoras de álcool são mas espertas.
JANEIRO DE 2003: Galão de gasolina em New York (3,78 Lts) U$S 1,16
JANEIRO DE 2006: Galão de gasolina em New York (3,78 Lts) U$S 1,30
BRASIL JANEIRO DE 2003 preço de 1 Dólar, R$ 3.00 (três reais).
Gasolina .........................R$ 1,50 (50 centavos de Dólar)
Óleo Diesel......................R$ 1,20 (40 centavos de Dólar)
Álcool..............................R$ 0,75 (25 centavos de Dólar)
GNV................................R$ 0,75 (25 centavos de Dólar)
Nota: janeiro de 2003 Brasil importava o equivalente a 500.000 barris diários de petróleo a um custo de U$S 25.00 cada.
BRASIL JANEIRO 2006 preço de 1 Dólar, R$ 2,50 (dois reais e 50)
Gasolina...........................R$ 2,50 (1 Dólar o litro)
Óleo Diesel.......................R$ 2,00 (80 centavos de Dólar)
Álcool................................R$ 1,50 (60 centavos de Dólar)
GNV..................................R$ 1,25 (50 centavos de Dólar)
Nota: janeiro de 2006 Brasil alcança a auto-suficiência, só importa pouco petróleo leve para produtos específicos, custo do barril U$S 60.
Ou seja, os brasileiros não somos refém da crise do petróleo, nem das subidas e descidas internacionais do preço do barril, aparentemente.
O ruim para todos os brasileiros e que a Petrobras cotiza na bolsa de valores de New York, e alinha seus custos de operação, aos custos internacionais, para satisfazer um punhado de acionistas estrangeiros, e assim todos dançamos ao som da orquestra de Wall Street.
Triste realidade do cidadão brasileiro, temos petróleo suficiente e temos que pagar por ele como se fosse importado.
Como você pode ver, um cidadão norte-americano em 2003 comprava um galão de gasolina a U$S 1,16 (3,78 litros) e hoje esse mesmo galão custa U$S 1,30, isso e mordomia, isso e um governo que facilita a vida dos contribuintes.
O cidadão americano paga 42 centavos de Dólar o litro, eles importam muito petróleo, eles dependem da Venezuela e outros países do médio oriente, aqui no Brasil somos auto-suficientes, então porque pagamos o litro de gasolina a um Dólar?
Quando Fernando Henrique Cardoso entregou o governo a Lula, o Dólar estava a R$ 3.00, eu carregava gasolina a 50 centavos de Dólar, ou seja o álcool era uma "mixaria", custava R$ 0,75.
Tente chegar na cidade de Paris com uma nota de R$ 50 e comprar um café, ou tomar um táxi em Londres, ou comprar um lanche em Roma.
Que história e essa que o Real e mas forte que o Dólar?
Um exemplo, você tomava o Metrô em New York em 2003 e saía 1 Dólar, hoje 2006 você toma esse mesmo Metrô e sai 1 Dólar.
Aqui no Brasil você comprava o litro de gasolina a 50 centavos de Dólar em 2003 e agora 2006 paga 1 Dólar, onde esta a explicação?
Em 2003 você comprava dois litros de gasolina com 1 Dólar.
Parece uma piada!!!
O pior é que agora que todo o mundo compra carros a álcool, é como se alguém estivesse de olho para não dar moleza...
Você que comprou um carro Flex, não esta se sentindo um palhaço?
(Vou falar baixinho, e ainda não descobriram que o preço do GNV esta muito barato)
Você imagina os lucros da Petrobras com uma extração de 1.900.000 barris ao dia de petróleo?
Já falamos que cada barril contem 159 litros de cru, depois de da destilação primaria ficam aproximadamente:
35 % de óleo Diesel, 54 litros a R$ 1,50 a Petrobras recebe R$ 81,00 por barril.
30 % de gasolina, 48 litros a R$ 2,00 a Petrobras recebe R$ 96,00 por barril.
20 % de querosene, 32 litros a R$ 1,00 a Petrobras recebe R$ 32,00 por barril
15 % gás (LP), lubrificantes, asfalto, combustível pesado, etc. (sem cálculo)
Multiplique por 1.900.000 barris, veja os lucros que a Petrobras tem ao dia.
Ouviu falar alguma vez que a Petrobras solicitou um empréstimo para fazer uma obra, como os 46 barcos que esta construindo?
A Petrobras tem lucros astronômicos, e ninguém quer mexer neles, os políticos de turno determinam parcerias milionárias, publicidade global, investimentos inacreditáveis, eles poderiam baixar todos os preços dos combustíveis e ainda assim daria lucros suficientes.
Na fronteira com Venezuela os brasileiros compram gasolina a R$ 0,40 o litro, eles são auto suficientes como nós.
Reduzir os preços dos combustíveis pode gerar uma onda anti inflacionaria, imagine baixar os custos dos transportes, aéreos, terrestres, marítimos, os transportes públicos, o reflexo na industria seria instantâneo, baixaria o preço das mercadorias, bens e serviços, aumentaria o consumo.
Eu ainda acredito.
Perguntaram a Eduardo Galeano para que servia a "utopia"?
Ele contestou: a utopia e como o horizonte, caminhamos para ele, e ele se separa a mesma distancia, assim nunca poderemos chegar a ele...
Porem a "utopia" serve para isso, para caminhar...
Prof. Francisco Emilio Coutinho Goux
www.jornaldamulher.org/radarnacional
emiliogoux@hotmail.com
Publicação: www.paralerepensar.com.br
Três décadas atrás, ter um carro movimentado a álcool era sinônimo de gente pobre, a crise do petróleo fez ao mundo olhar para fontes de energia renováveis (hidrogênio, células de combustível, bio Diesel, ]álcool, GNV). Brasil possuía uma bem simples, porem pouca gente acreditava nela, açúcar e álcool a preço de "banana".
Hoje a classe media (em extinção), achou que podia burlar pagar o litro de gasolina a 1 Dólar, então optou por comprar carros Flex, pensaram que ter um carro a álcool era mordomia dos brasileiros, muitos creiam ser espertos demais, e a realidade prova que a Petrobras e as usinas
produtoras de álcool são mas espertas.
JANEIRO DE 2003: Galão de gasolina em New York (3,78 Lts) U$S 1,16
JANEIRO DE 2006: Galão de gasolina em New York (3,78 Lts) U$S 1,30
BRASIL JANEIRO DE 2003 preço de 1 Dólar, R$ 3.00 (três reais).
Gasolina .........................R$ 1,50 (50 centavos de Dólar)
Óleo Diesel......................R$ 1,20 (40 centavos de Dólar)
Álcool..............................R$ 0,75 (25 centavos de Dólar)
GNV................................R$ 0,75 (25 centavos de Dólar)
Nota: janeiro de 2003 Brasil importava o equivalente a 500.000 barris diários de petróleo a um custo de U$S 25.00 cada.
BRASIL JANEIRO 2006 preço de 1 Dólar, R$ 2,50 (dois reais e 50)
Gasolina...........................R$ 2,50 (1 Dólar o litro)
Óleo Diesel.......................R$ 2,00 (80 centavos de Dólar)
Álcool................................R$ 1,50 (60 centavos de Dólar)
GNV..................................R$ 1,25 (50 centavos de Dólar)
Nota: janeiro de 2006 Brasil alcança a auto-suficiência, só importa pouco petróleo leve para produtos específicos, custo do barril U$S 60.
Ou seja, os brasileiros não somos refém da crise do petróleo, nem das subidas e descidas internacionais do preço do barril, aparentemente.
O ruim para todos os brasileiros e que a Petrobras cotiza na bolsa de valores de New York, e alinha seus custos de operação, aos custos internacionais, para satisfazer um punhado de acionistas estrangeiros, e assim todos dançamos ao som da orquestra de Wall Street.
Triste realidade do cidadão brasileiro, temos petróleo suficiente e temos que pagar por ele como se fosse importado.
Como você pode ver, um cidadão norte-americano em 2003 comprava um galão de gasolina a U$S 1,16 (3,78 litros) e hoje esse mesmo galão custa U$S 1,30, isso e mordomia, isso e um governo que facilita a vida dos contribuintes.
O cidadão americano paga 42 centavos de Dólar o litro, eles importam muito petróleo, eles dependem da Venezuela e outros países do médio oriente, aqui no Brasil somos auto-suficientes, então porque pagamos o litro de gasolina a um Dólar?
Quando Fernando Henrique Cardoso entregou o governo a Lula, o Dólar estava a R$ 3.00, eu carregava gasolina a 50 centavos de Dólar, ou seja o álcool era uma "mixaria", custava R$ 0,75.
Tente chegar na cidade de Paris com uma nota de R$ 50 e comprar um café, ou tomar um táxi em Londres, ou comprar um lanche em Roma.
Que história e essa que o Real e mas forte que o Dólar?
Um exemplo, você tomava o Metrô em New York em 2003 e saía 1 Dólar, hoje 2006 você toma esse mesmo Metrô e sai 1 Dólar.
Aqui no Brasil você comprava o litro de gasolina a 50 centavos de Dólar em 2003 e agora 2006 paga 1 Dólar, onde esta a explicação?
Em 2003 você comprava dois litros de gasolina com 1 Dólar.
Parece uma piada!!!
O pior é que agora que todo o mundo compra carros a álcool, é como se alguém estivesse de olho para não dar moleza...
Você que comprou um carro Flex, não esta se sentindo um palhaço?
(Vou falar baixinho, e ainda não descobriram que o preço do GNV esta muito barato)
Você imagina os lucros da Petrobras com uma extração de 1.900.000 barris ao dia de petróleo?
Já falamos que cada barril contem 159 litros de cru, depois de da destilação primaria ficam aproximadamente:
35 % de óleo Diesel, 54 litros a R$ 1,50 a Petrobras recebe R$ 81,00 por barril.
30 % de gasolina, 48 litros a R$ 2,00 a Petrobras recebe R$ 96,00 por barril.
20 % de querosene, 32 litros a R$ 1,00 a Petrobras recebe R$ 32,00 por barril
15 % gás (LP), lubrificantes, asfalto, combustível pesado, etc. (sem cálculo)
Multiplique por 1.900.000 barris, veja os lucros que a Petrobras tem ao dia.
Ouviu falar alguma vez que a Petrobras solicitou um empréstimo para fazer uma obra, como os 46 barcos que esta construindo?
A Petrobras tem lucros astronômicos, e ninguém quer mexer neles, os políticos de turno determinam parcerias milionárias, publicidade global, investimentos inacreditáveis, eles poderiam baixar todos os preços dos combustíveis e ainda assim daria lucros suficientes.
Na fronteira com Venezuela os brasileiros compram gasolina a R$ 0,40 o litro, eles são auto suficientes como nós.
Reduzir os preços dos combustíveis pode gerar uma onda anti inflacionaria, imagine baixar os custos dos transportes, aéreos, terrestres, marítimos, os transportes públicos, o reflexo na industria seria instantâneo, baixaria o preço das mercadorias, bens e serviços, aumentaria o consumo.
Eu ainda acredito.
Perguntaram a Eduardo Galeano para que servia a "utopia"?
Ele contestou: a utopia e como o horizonte, caminhamos para ele, e ele se separa a mesma distancia, assim nunca poderemos chegar a ele...
Porem a "utopia" serve para isso, para caminhar...
Prof. Francisco Emilio Coutinho Goux
www.jornaldamulher.org/radarnacional
emiliogoux@hotmail.com
Publicação: www.paralerepensar.com.br