quinta-feira, 14 de junho de 2012

NOVA CLASSE C DO PT: CARROS APREENDIDOS FALTA DE PAGAMENTO.

Inadimplência no financiamento de veículos é recorde

BC divulgou recorde de 4,7% em janeiro, ante 3,1% do mês em 2008.
Novos financiamentos cairam 8,1% em relação a janeiro do ano passado.
Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado
Tamanho da letra
A inadimplência no financiamento de veículos atingiu nível recorde de 4,7% em janeiro deste ano, ante 4,5% em dezembro e 3,1% em janeiro de 2008, segundo dados do Banco Central (BC) divulgados nesta quinta-feira (26). De acordo com o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, esse aumento tem relação com o "envelhecimento da carteira" e a opção dos clientes por financiar a compra de veículos por leasing, em detrimento do crédito tradicional.

Altamir disse que o aumento geral da inadimplência em janeiro "não causa estranheza". Segundo ele, a elevação da taxa de pagamentos em atraso ocorre, normalmente, no início do ano principalmente entre as famílias que comprometem o orçamento com gastos sazonais, como tributos e despesas escolares.

A inadimplência no crédito concedido pelas instituições financeiras subiu de 4,4% em dezembro de 2008 para 4,6% em janeiro deste ano. Esse é o maior patamar registrado desde agosto de 2007. O aumento foi liderado pelo segmento das pessoas físicas, cuja parcela das operações com atraso superior a 90 dias subiu de 8% para 8,3%, o maior nível desde maio de 2002.